Fluxo de Contratação com Central de Serviços Compartilhados (csc)

· 5 minutos de leitura
Fluxo de Contratação com Central de Serviços Compartilhados (csc)
Dica do Bigode - Fluxo de Contratação com Central de Serviços Compartilhados
Como é feito o onboarding de novos colaboradores na sua empresa? Existe um fluxo definido?

CSC ou ESM, ambas as siglas tem o mesmo propósito, unificar as áreas de atendimento de uma organização em uma plataforma. Mas, e o compartilhamento dos serviços? Esse compartilhamento é a evolução dos serviços com foco nos objetivos de cada área, agora é focar no objetivo da estratégia da empresa/organização, todos mirando no mesmo alvo.

Dito isso, entendemos que o processo de contratação, desligamento ou adequação de vaga não é um serviço com atuação única da área de recrutamento e seleção, havendo demandas que fazem parte de outras unidades de atendimento, como a TI e até mesmo Facilities.

Em nosso vídeo do Dica do Bigode, apresentamos um exemplo prático de como é possível implementar um fluxo de contratação ágil e eficiente usando o GLPI.

Mostramos como a solicitação é compartilhada com todas as áreas relevantes, garantindo que cada etapa seja concluída em tempo hábil para que o novo funcionário tenha tudo o que precisa antes mesmo de começar.

Fluxo de Contratação com Central de Serviços Compartilhados

Vamos à prática!

Categorias de Tarefas
As categorias de tarefas deverão atender as necessidades de identificação da atividade realizada e sempre que possível, fazer parte dos indicadores de atendimento.

Busque a criação com base nas ações de resolução, conforme a imagem abaixo.

Categorias de Tarefas

Modelos de Tarefas
Para a configuração desses fluxos, iremos precisar configurar os modelos de tarefas, baseados em instruções de trabalho, orientando os técnicos aos processos que deverão ser executados e instruindo sobre os próximos passos.

Acesse o menu Configuração > Listas Suspensas > Assistência > Modelos de Tarefas.
Os modelos de tarefas servem para criarmos templates com textos e funções predefinidas. Os modelos aceitam varíaveis que podem ser consultadas na lista "seu dns"/front/contenttemplates/documentation.php?preset=itilchildtemplate.

Indique qual Categoria de Tarefa esse modelo está associado, qual o grupo responsável pela execução e o Status da atividade (A fazer, feito ou informação).

Modelos de Tarefas

não recomendamos que aplique um técnico ou duração

Regras de Negócio para Chamados
Uma vez configuradas todas as categorias e modelos de tarefas, seguimos para a inclusão da automação. Em nosso exemplo, automatizamos apenas a inclusão da primeira atividade, onde as demais serão aplicadas pelo próprio analista, seguindo as orientações descritas na tarefa.

Para criar a regra, acesse Administração > Regras > Regras de Negócio para Chamados.

Criamos as regra com base nos critérios Categoria do Chamado, Grupo de Atendimento e se existe um técnico atribuído ao chamado. Importante, essa regra somente será executada na atualização do chamado, e não no momento de sua abertura.

Critérios

Quando os critérios acima forem verdadeiros, iremos aplicar como ação a inclusão do nosso modelo de tarefa.

Ações

Mais sobre modelos de tarefas como instrução de trabalho, clique aqui.


Seja membro!
Criamos uma nova possibilidade para você acompanhar os nossos vídeos privados, download de scripts, modelo de catálogo de serviços e muito em breve acesso ao plugin de Formulários com a customização de Etiquetas / Botões.
O que é GLPI?
O GLPI é uma aplicação de gestão de serviços e gerenciamento de ativos 100% web. Foi prioritariamente desenvolvida para atender às necessidades de Gestores de TI no gerenciamento de chamados de Helpdesk e transformou-se numa poderosa plataforma de gerenciamento de ativos e serviços, provendo aos ges…
5 recursos do GLPI que foram aperfeiçoados na versão 10
A chegada da versão 10 do GLPI trouxe inúmeras novidades e inovações paracomplementar essa poderosa ferramenta open source, com isso, vieram também asatualizações de recursos que já existiam. Esse será o tema do artigo, mostrar osrecursos do GLPI e o que mudou das versões anteriores para a
Mas afinal, o que é ESM?
Entreprise Service Management, ou Gerenciamento de Serviços Corporativos é a expansão das práticas de gestão da TI para as outras áreas da empresa. De forma a otimizar o desempenho da equipe, obter uma maior eficiência na gestão e realização das entregas, documentação e padronização dos serviços e c…
Você tem dificuldade de implantar um Servicedesk básico?
Pensando em descomplicar, nos dias 19, 20 e 21 de dezembro às 19h30, o nosso COO | Diretor Operacional @jorgecamargo irá promover três encontros focados em como implantar um Servicedesk básico em poucos passos e sem crise!

GLPI 10
O lançamento oficial do GLPI 10 aconteceu no dia 20 de abril, pensando nisso, que tal um treinamento para dominar todas as novidades?

Como implantar o GLPI?

Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.

Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!

A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.

Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!