Como é feito o onboarding de novos colaboradores na sua empresa? Existe um fluxo definido?
CSC ou ESM, ambas as siglas tem o mesmo propósito, unificar as áreas de atendimento de uma organização em uma plataforma. Mas, e o compartilhamento dos serviços? Esse compartilhamento é a evolução dos serviços com foco nos objetivos de cada área, agora é focar no objetivo da estratégia da empresa/organização, todos mirando no mesmo alvo.
Dito isso, entendemos que o processo de contratação, desligamento ou adequação de vaga não é um serviço com atuação única da área de recrutamento e seleção, havendo demandas que fazem parte de outras unidades de atendimento, como a TI e até mesmo Facilities.
Em nosso vídeo do Dica do Bigode, apresentamos um exemplo prático de como é possível implementar um fluxo de contratação ágil e eficiente usando o GLPI.
Mostramos como a solicitação é compartilhada com todas as áreas relevantes, garantindo que cada etapa seja concluída em tempo hábil para que o novo funcionário tenha tudo o que precisa antes mesmo de começar.
Vamos à prática!
Categorias de Tarefas
As categorias de tarefas deverão atender as necessidades de identificação da atividade realizada e sempre que possível, fazer parte dos indicadores de atendimento.
Busque a criação com base nas ações de resolução, conforme a imagem abaixo.
Modelos de Tarefas
Para a configuração desses fluxos, iremos precisar configurar os modelos de tarefas, baseados em instruções de trabalho, orientando os técnicos aos processos que deverão ser executados e instruindo sobre os próximos passos.
Acesse o menu Configuração > Listas Suspensas > Assistência > Modelos de Tarefas.
Os modelos de tarefas servem para criarmos templates com textos e funções predefinidas. Os modelos aceitam varíaveis que podem ser consultadas na lista "seu dns"/front/contenttemplates/documentation.php?preset=itilchildtemplate.
Indique qual Categoria de Tarefa esse modelo está associado, qual o grupo responsável pela execução e o Status da atividade (A fazer, feito ou informação).
não recomendamos que aplique um técnico ou duração
Regras de Negócio para Chamados
Uma vez configuradas todas as categorias e modelos de tarefas, seguimos para a inclusão da automação. Em nosso exemplo, automatizamos apenas a inclusão da primeira atividade, onde as demais serão aplicadas pelo próprio analista, seguindo as orientações descritas na tarefa.
Para criar a regra, acesse Administração > Regras > Regras de Negócio para Chamados.
Criamos as regra com base nos critérios Categoria do Chamado, Grupo de Atendimento e se existe um técnico atribuído ao chamado. Importante, essa regra somente será executada na atualização do chamado, e não no momento de sua abertura.
Quando os critérios acima forem verdadeiros, iremos aplicar como ação a inclusão do nosso modelo de tarefa.
Mais sobre modelos de tarefas como instrução de trabalho, clique aqui.
Como implantar o GLPI?
Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.
Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!
A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.
Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!