A próxima grande versão do GLPI já está em desenvolvimento. A Servicedesk Brasil teve acesso a um release de desenvolvimento para testes de novos recursos que serão implementados quando a versão final 10.1 ser lançada para toda a comunidade.
Segurança
Assim que tivemos acesso a versão de desenvolvimento da versão 10.1 do GLPI , identificamos que a aplicação não é mais compatível com a versão 7.4 do PHP. A aplicação terá compatibilidade somente com versões do superiores à 8.1, o que traz uma segurança maior ao nosso ambiente, devido às versões mais recentes do PHP terem patches de segurança, correções de bugs e novas funções.
Com relação ao MySQL, o GLPI 10.1 não terá mais suporte para a versão 5.7. O suporte ficará somente para versões a partir da 8.0, que, como o PHP, teve várias correções de bugs e novas funções, como o suporte padrão a TLS no banco de dados e a promessa de ser, pelo menos, duas vezes mais rápido que a versão 5.7 do MySQL.
No ambiente que tivemos acesso, usamos o PHP na versão 8.2 e o MySQL na versão 8.0;
Ainda sobre segurança, um novo recurso que já foi aplicado na versão 10.0.7 do GLPI é justamente o acesso pela web somente ao diretório público, ou seja, no caso de uma possível invasão na aplicação pelo acesso web, não é possível acessar o restante da árvore de arquivos da aplicação. Na 10.1, esse ajuste se torna obrigatório, seguindo a boa prática de segurança.
Autenticação de duplo fator
Como novidade, temos uma função que é muito solicitada pela comunidade, a possibilidade do duplo fator na autenticação do GLPI de maneira nativa, sem a necessidade da instalação de plugins e de fácil configuração.
Poderemos ativar o duplo fator de várias maneiras dentro da aplicação, seja por perfil, por grupos ou entidades e usuário.
Substituto Autorizado
Aqui podemos começar com a seguinte pergunta:
Quem nunca teve que ajustar várias regras de aprovação sempre que um gestor sai de férias?
O recurso de substituto autorizado vem justamente para nos ajudar com este problema, onde o próprio gestor vai poder escolher qual usuário vai poder aprovar as solicitações durante o seu período de férias
Melhoria para usuários do LDAP
Também temos uma melhoria bem grande em relação aos usuários do diretório LDAP, no qual temos novos campos para a sincronização.
Além disso, temos uma quantidade maior de opções para tratarmos quando um usuário é excluído do diretório LDAP, onde podemos decidir de maneira unitária o que fazer com cada uma das permissões que o usuário teve atribuídas após a sincronização.
Regras de negócio para mudança
Talvez a função mais aguardada e solicitada pela comunidade seja justamente as regras de negócio para mudanças, que permitirá montar vários fluxos automatizados, seguindo o que já temos para chamados. Vamos, por exemplo, poder enviar pedidos de aprovação para um gestor específico com base em um código de categoria na mudança, Ou até mesmo para o “Supervisor” do usuário que foi preenchido pela sincronização com o diretório LDAP acima.
Melhorias em grupos
Também tivemos melhorias nos grupos do GLPI , onde poderemos listar os itens que são gerenciados pelo grupo, bem como filtrar pelo tipo do ativo.
Mais uma evolução que temos em relação aos grupos, é a opção de “Grupos Filhos” que como uma entidade, um grupo também vai poder ter os seus filhos.
Uma função bem legal, mas que antes de ser aplicada em qualquer ambiente, cabe uma análise do processo bem a fundo.
Filtro para envio de notificações
As notificações do GLPI configuram-se como um assunto complicado para tratarmos, devido à complexidade que elas trazem, mas poderemos definir com mais facilidade quem realmente vai precisar receber as notificações com um simples filtro.
Trabalhando com esses filtros, poderemos por exemplo, definir que um usuário que esteja em um OU (Unidade Organizacional) do AD não receba a notificação que estamos montando o filtro.
Novas maneiras de atribuir um técnico
Dentro do “Configurar > Geral > Valores Padrão” na versão 10.1 do GLPI vamos poder definir que, caso o técnico adicione um acompanhamento, ele seja atribuído ao chamado, evitando que chamados sejam encerrados sem nenhum técnico atribuído a ele.
Gerenciamento remoto de computadores
Como melhoria no inventário nativo do GLPI , temos a coleta automática de novas ferramentas de Gerenciamento Remoto, como o Anydesk, atualmente. Nas futuras versões, teremos compatibilidade com outras ferramentas também. No nosso ambiente testamos a integração com o MeshCentral, que no caso, ainda deixa um pouco a desejar devido a não gerar o hyperlink para conexão remota no computador.
API High-Level
Para os entusiastas em integrações/automações, o GLPI 10.1 está trazendo uma API de alto nível com diversas funções, desde checar o status geral do GLPI a gerenciar ativos, chamados, projetos etc.
Essa nova API vai facilitar a integração com diversos outros sistemas, e a parte mais divertida é que poderemos testá-la diretamente pela página web.
O que ainda vamos ver de novo?
Como a versão que tivemos acesso se trata de um release de desenvolvimento, podemos esperar vários novos recursos para a versão final. O release está disponível aqui, o trabalho realmente não para na Teclib'! 👏 🚀
Ainda teremos um webhook nativo do GLPI, já tivemos acesso a alguns prints minerando issues no github da Teclib', também teremos algumas funções como o próprio usuário definir se quer ou não receber as notificações do GLPI.
Como implantar o GLPI?
Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.
Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!
A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.
Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!