BPM

Você já ouviu falar em BPM?

· 4 minutos de leitura
Você já ouviu falar em BPM?

A sigla BPM significa Business Process Management , em português “Gestão de Processos de Negócios”. Essa abordagem tem como objetivo principal tornar os processos mais transparentes, ágeis e adaptáveis ​​às mudanças de mercado e às demandas dos clientes.

Por sua vez, pode contribuir significativamente para aumentar a competitividade, eficácia, capacidade de organização e minimização de custos, pois os processos são alinhados com os objetivos estratégicos da empresa para agregar valor ao cliente. O BPM normalmente envolve seis etapas fundamentais, baseadas no ciclo PDCA ( Plan-Do-Check-Act ) para promover a melhoria contínua dos processos, sendo elas:

Fonte: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento ABPMP BPM CBOK V3.0

Planejamento

Nesta fase são definidos quais processos serão priorizados, qual é o objetivo da otimização, quais recursos serão necessários, notação e ferramenta a ser utilizada.

Análise

Aqui é feito um levantamento detalhado das informações e documentações do processo atual (conhecido como "As Is"). Além disso, é realizada uma análise minuciosa do funcionamento do processo para identificar ineficiências que podem ser aprimoradas.

Desenho

A etapa de desenho envolve a criação de uma versão aprimorada do processo (conhecida como "To Be") corrigindo falhas, gargalos, repetições ou fases desnecessárias.

Implantação

Esta fase ocorre a implementação do novo processo aprimorado, e ele é realizado possíveis treinamentos, aquisições de software ou admissão/remanejamento de colaboradores para que seja colocado na prática o processo To Be.

Monitoramento e Controle

Aqui são definidos indicadores de desempenho e mecanismos específicos para monitorar o funcionamento do processo em tempo real, ou seja, seu desempenho.

Refinamento

A última etapa envolve uma análise aprofundada dos resultados do processo que antes era To Be e agora se tornou As Is para verificar se ainda existem desvios ou problemas que precisam ser corrigidos.

Agora que você sabe o que é BPM e suas fases, você pode se perguntar: o que exatamente é um processo de negócios?

Fique atento às próximas postagens, pois em breve explicaremos esse conceito com mais detalhes aqui!


Inscrições abertas para o Treinamento Do suporte à central de serviços com GLPI 10

Aulas ao vivo nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro das 19h às 21h30

Como implantar o GLPI?

Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.

Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!

A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.

Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!


GLPI 10
O lançamento oficial do GLPI 10 aconteceu no dia 20 de abril, pensando nisso, que tal um treinamento para dominar todas as novidades?
O que é GLPI?
O GLPI é uma aplicação de gestão de serviços e gerenciamento de ativos 100% web. Foi prioritariamente desenvolvida para atender às necessidades de Gestores de TI no gerenciamento de chamados de Helpdesk e transformou-se numa poderosa plataforma de gerenciamento de ativos e serviços, provendo aos ges…
Mas afinal, o que é ESM?
Entreprise Service Management, ou Gerenciamento de Serviços Corporativos é a expansão das práticas de gestão da TI para as outras áreas da empresa. De forma a otimizar o desempenho da equipe, obter uma maior eficiência na gestão e realização das entregas, documentação e padronização dos serviços e c…
O que é Metabase?
O Metabase é uma ferramenta de BI (Business Intelligence, conjunto de metodologias, processos e fluxos que junto da tecnologia faz com que os dados e informações resultem em estratégias para otimizar empresas e negócios) open source, responsável por toda a gestão e análise de dados de uma empresa...
Como escolher o indicador mais adequado para as suas métricas?
A definição de indicadores e métricas é fundamental para a gestão de qualquer setor ou organização...