Actual Time, o plugin de Timesheet para o GLPI

· 5 minutos de leitura
Actual Time, o plugin de Timesheet para o GLPI
Como esse plugin pode ajudar no registro de tempo das tarefas em sua central de serviços?

Vamos começar pelo o que é Timesheet?

Timesheet é um sistema ou prática que tem como finalidade melhorar a gestão de tempo ao registrar o tempo gasto para realizar determinada atividade. O termo tem o sentido de “folha de horas trabalhadas”, no qual é contabilizada as horas de trabalho dos profissionais em um projeto ou tarefa.


O plugin

O plugin é desenvolvido pela TICgal, e está disponível no marketplace do GLPI e no repositório de plugins do projeto.

Foi disponibilizado em 2018 e sua última atualização chegou em fevereiro de 2024.

É um plugin extremamente simples de entender e configurar, mas que contribui com uma melhoria de processo e otimização do tempo para registro de tempo do tempo de trabalho (sim, fiz de propósito esse jogo de palavras).

Demonstração de tarefa com contador - GLPi Plugins (glpi-project.org)

Configurando o plugin

Após o download e instalação em seu ambiente, clique no ícone para configuração do plugin, conforme a imagem abaixo:

Captura-de-tela-2024-05-18-063446

Na janela de configuração, temos as opções como habilitação do plugin para visibilidade do contador de tempo apenas na interface do técnico ou em ambas (técnico e requerente).

Captura-de-tela-2024-05-18-063344

Seguindo com

  • Visibilidade do pop-up com o temporizador em tempo real;
  • Exibição do tempo atual no cartão da tarefa;
  • Execução do temporizador na abertura da tarefa;
  • Atualização da duração da tarefa;
  • Liberar o contador apenas no dia em que a tarefa foi agendada;
  • Liberar o contador somente na hora em que a tarefa foi agendada.

Utilização do plugin

Para demonstrar como utilizar o plugin, fiz um vídeo explicando os principais pontos, confere aqui:


Lembrando que nessa atualização, versão 3.0.0, o plugin pode ser utilizado tanto em tickets, quanto mudanças ou projetos.
Exemplo de tarefa de projeto - GLPi Plugins (glpi-project.org)

E um ponto bem interessante é que ele não permite iniciar uma segunda tarefa enquanto a atual está em andamento, é preciso pausar ou concluir para que possa iniciar uma segunda atividade. Do contrário, o pop-up surgirá no canto inferior direito da tela.

Captura-de-tela-2024-05-18-065729-1

Não é preciso entrar no chamado, mudança ou tarefa do projeto para atualizar o tempo, seja pausando ou concluindo a atividade. Quando utilizada a opção de pop-up com o tempo real, basta clicar no hiperlink da atividade que ele vai abrir uma nova janela, igual à da imagem abaixo, para que possa realizar a atualização.


Painel de Ações

Além de tudo o que já abordamos aqui, o plugin ainda tráz uma permissão para que determinados perfis possam ter acesso a um painel com todas as atividades que estão em andamento no momento.

Basta habilitar no perfil, no menu lateral esquerdo, a opção de ler os temporizadores em execução.

Captura-de-tela-2024-05-18-070733

Mesmo o Super-Admin vem desabilitado, então você precisa lembrar de habilitar para que possa acompanhar.

Para acessar o painel, vá no menu administração e selecione a opção Actual Time.

Captura-de-tela-2024-05-18-070958


Uma bela adição para o coordenador ou gestor de equipe, poder ver como está andamento de ações no dia.

Captura-de-tela-2024-05-18-070533


Guia Prático do GLPI disponível para os nossos alunos da #Travessia2024

Guia Prático do GLPI

🔖 Guia Prático do GLPI está disponível!

📘 São mais de 100 páginas do 'puro suco' de GLPI literalmente na prática, ⏰ 18 meses de desenvolvimento, nosso #Mestre Jorge Camargo com #14anos de experiência ⏳

Ainda dá tempo de participar da #Travessia2024, após o módulo de GLPI Inventory 💻 🖨️ ainda teremos BI com Metabase 📊

🗓️ Módulo 06 - Configuração e parametrização do GLPI Inventory, Gestão de Ativos e CMDB

🗓️ Módulo 07 - Inteligência de Dados, BI com Metabase e GLPI

📺 Ah você ainda tem acesso as aulas gravadas dos Módulos 01, 02, 03 e 04 por 12 meses.

Módulo 01 - Planejamento do projeto de implantação de solução de gestão de processos e serviços com ITSM e ESM

Módulo 02 - Mapeamento de processos e fluxos de negócios – BPM

Módulo 03 - Criando ambiente e infraestutura para instalação e configuração do GLPI, com boas práticas e segurança

Modulo 04 - Boas Práticas do ITSM, Incidente, Requisição, Problema, Mudança, Servicedesk, Gestão de Ativos, Configuração e Base de Conhecimento

✅ Módulo 5 - Configuração e parametrização do GLPI

❔ DÚVIDAS, #KeepCalm

📱 Grupo exclusivo para todos os alunos no Telegram, mais que treinamento! ➕

Let's Bora: 😁  🚀 🏴‍☠️ ☠️
https://glpiaovivo.servicedeskbrasil.com.br/lancamento-travessia-2024

Como dizia Cora Carolina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.


Como implantar o GLPI?

Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.

Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!

A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.

Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!


Lancamento Travessia 2024
Um projeto de treinamento voltado a comunidade, para engajar pessoas a gerenciar servicos em uma jornada de conhecimento e aprendizado, superando obstaculos ou desafios na implantacao de uma Central de Serviços para ITSM e ESM/CSC com GLPI e Metabase.