A sigla BPM significa Business Process Management , em português “Gestão de Processos de Negócios”. Essa abordagem tem como objetivo principal tornar os processos mais transparentes, ágeis e adaptáveis às mudanças de mercado e às demandas dos clientes.
Por sua vez, pode contribuir significativamente para aumentar a competitividade, eficácia, capacidade de organização e minimização de custos, pois os processos são alinhados com os objetivos estratégicos da empresa para agregar valor ao cliente. O BPM normalmente envolve seis etapas fundamentais, baseadas no ciclo PDCA ( Plan-Do-Check-Act ) para promover a melhoria contínua dos processos, sendo elas:
Planejamento
Nesta fase são definidos quais processos serão priorizados, qual é o objetivo da otimização, quais recursos serão necessários, notação e ferramenta a ser utilizada.
Análise
Aqui é feito um levantamento detalhado das informações e documentações do processo atual (conhecido como "As Is"). Além disso, é realizada uma análise minuciosa do funcionamento do processo para identificar ineficiências que podem ser aprimoradas.
Desenho
A etapa de desenho envolve a criação de uma versão aprimorada do processo (conhecida como "To Be") corrigindo falhas, gargalos, repetições ou fases desnecessárias.
Implantação
Esta fase ocorre a implementação do novo processo aprimorado, e ele é realizado possíveis treinamentos, aquisições de software ou admissão/remanejamento de colaboradores para que seja colocado na prática o processo To Be.
Monitoramento e Controle
Aqui são definidos indicadores de desempenho e mecanismos específicos para monitorar o funcionamento do processo em tempo real, ou seja, seu desempenho.
Refinamento
A última etapa envolve uma análise aprofundada dos resultados do processo que antes era To Be e agora se tornou As Is para verificar se ainda existem desvios ou problemas que precisam ser corrigidos.
Agora que você sabe o que é BPM e suas fases, você pode se perguntar: o que exatamente é um processo de negócios?
Fique atento às próximas postagens, pois em breve explicaremos esse conceito com mais detalhes aqui!
Inscrições abertas para o Treinamento Do suporte à central de serviços com GLPI 10
Aulas ao vivo nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro das 19h às 21h30
Como implantar o GLPI?
Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.
Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!
A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.
Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!