Qual planejamento básico para implantação do ITSM, GLPI?

· 4 minutos de leitura
Qual planejamento básico para implantação do ITSM, GLPI?
A implantação do GLPI ou de qualquer solução para gerenciamento de ITSM, ESM (CSC), help desk e/ou service desk, requer um planejamento cuidadoso para garantir uma transição suave e eficiente.

Aqui estão algumas etapas gerais que você pode seguir para implantação:


Definição de objetivos
Identifique os objetivos específicos da implantação, como melhorar e otimizar os processos de help desk e/ou service desk, gestão de ativos, catálogo de serviços, ANS (SLA / OLA), base de conhecimento, boas práticas, inteligência de dados (BI), centralizar informações, ponto único de contato, entre outros. Se necessário, faça o alinhamento, mapeamento e desenhos dos processos no BPM.

Análise de requisitos
Faça uma análise detalhada dos requisitos da sua organização. Isso inclui requisitos funcionais e não funcionais, como integrações com outros sistemas, requisitos de segurança e necessidades específicas de indicadores, relatórios e dashboards.

Avaliação de recursos
Avalie os recursos necessários para a implantação, incluindo hardware, software e recursos humanos, sendo esse o principal. Certifique-se de que a infraestrutura de TI atenda aos requisitos da solução como GLPI.

Escolha da versão e configuração
Escolha a versão do GLPI que melhor atenda às suas necessidades. Considere as configurações específicas que você precisa, como módulos adicionais, personalizações e configurações de segurança.

Planejamento de integrações
Se necessário, planeje as integrações do GLPI com outros sistemas existentes na sua organização, como sistemas de autenticação (Active Directory, LDAP, Azure AD), envio e recebimento de e-mails (SMTP ou Relay), ferramentas de monitoramento e eventos, como Zabbix para gatilhos de problemas/incidentes.

✅ Treinamento da equipe de atendimento
Desenvolva um plano de treinamento para a equipe que utilizará o GLPI. Isso é crucial para garantir que todos compreendam como usar a ferramenta de maneira eficaz alinhada aos processos e objetivos definidos.

✅ Configuração e parametrização
Configure o GLPI de acordo com os requisitos da sua organização. Isso pode incluir a personalização de campos, personalização de formulários, definição de processos de regras e workflow, criação de categorias, criação de modelos para (chamado, tarefas e e-mail), entre outras.

✅ Testes e homologação
Realize testes abrangentes para garantir que todas as funcionalidades do GLPI estejam operando conforme esperado. Isso é fundamental antes de lançar o sistema para uso geral.

✅ Implantação do piloto, MVP
Realize uma implantação piloto em uma área específica ou com um grupo de usuários selecionados para identificar quaisquer incidentes adicionais e realizar ajustes finais.

✅ Comunicação e treinamento para organização
Comunique a toda a organização sobre a implantação do GLPI. Forneça um manual de abertura para os usuários, uma de usabilidade para os técnicos ou treinamento adicional, se necessário, e esteja preparado para oferecer suporte e sustentação durante os estágios iniciais de uso após o GO LIVE!, foco no sucesso do cliente.

✅ Monitoramento e otimização
Implemente um plano de monitoramento contínuo para garantir o bom funcionamento do GLPI. Esteja preparado para otimizar e fazer ajustes à medida que a organização se adapta ao novo sistema com novos processos.

✅ Documentação
Mantenha a documentação atualizada, incluindo manuais de usuário, procedimentos de configuração e quaisquer modificações feitas no sistema.
Lembre-se de que a implantação de um ITSM como o GLPI é um processo contínuo e a colaboração entre as equipes de TI, usuários finais e gestores é crucial para o sucesso do projeto.

Seja o dono do produto (ITSM) e conquiste espaço na governança da organização.

Seguimos no Propósito, impactar:
Pessoas&
Processos&
Parceiros.


Gestão é, Gente e Processos!
Ser feliz é, aprender e compartilhar! como dizia Abilio Diniz.

Gostou do conteúdo? Posso ajudar?

Fale comigo, estou a disposição no Linkedin.

Danilo Santos - Servicedesk Brasil | LinkedIn
Founder of Servicedesk Brasil and dbNetSys IT Consulting<br><br>Creator of xFlow, ERP and… | Learn more about Danilo Santos’ work experience, education, connections & more by visiting their profile on LinkedIn
Danilo Santos - Linkedin

Qual o nível de maturidade dos seus processos de ITSM?

Maturidade dos processos ITSM
O modelo de maturidade empresarial é uma estrutura que tem como objetivo avaliar, identificar e classificar o nível de desenvolvimento, qualidade, entrega, habilidade, eficiência e conhecimento do negócio...
Maturidade dos processos ITSM

Como implantar o GLPI?

Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.

Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!

A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.

Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!