Utilização e Aplicabilidade
Com o intuito de customizar as telas do GLPI, sem que seja realizada uma alteração direta nas linhas de comando do PHP, o plugin Fields permite incluir campos de texto simples ou compostos, datas com ou sem horário, listas suspensas, campos de sim e não, campos numéricos e a lista de usuários do GLPI. Esses campos podem ser configurados diretamente na tela principal, criando um menu lateral que contenha todos os campos adicionais agrupados ou em uma aba específica do objeto, como o menu Assistência em Entidades.
As configurações de campos seguem a ordem de hierarquia das entidades, ou seja, é possível cadastrar campos adicionais com diferentes propósitos para cada uma ou de forma global, na entidade Raiz e com recursividade.
Vamos à Prática
Após a instalação do plugin, será incluso o item Campos Adicionais a lista de submenus em Configurar.
Clique em + Adicionar para criar um Container de Campos Adicionais e aplique o tipo que deseja:
- Adicionando uma aba ao menu lateral do objeto;
- Adicionando o campo a tela principal, antes do botão salvar;
- Adicionando o campo a uma guia específica, antes do botão salvar.
É possível adicionar os campos para mais de um objeto ao mesmo tempo, ou seja, uma informação que seja útil para computadores e monitores, não é preciso criar um para cada objeto.
No menu esquerdo > Campos, vamos configurar quais os dados queremos incluir na tela principal. O plugin conta com diversos itens para uso, são eles:
- Cabeçalho
- Texto Simples
- Texto Múltiplas linhas
- Numérico
- URL
- Sim/Não
- Suspenso
- Data
- Data e Hora
- Itens do GLPI
Em nosso exemplo, usaremos a Gestão de Mudança para aplicar os tipos, Planejada, Emergencial ou Urgente.
Em itens do GLPI, o plugin irá exibir as opções de configuração conforme os Menus Principais (Ativos, Assistência, Gerência, Ferramentas, Administração e Configuração), e até alguns plugins.
Após a configuração dos Campos Adicionais, vamos para a definição de quais perfis terão acesso as informações:
As permissões são divididas entre: Sem Acesso, Leitura e Gravação. Vale lembrar que se o usuário possuir o perfil com permissão de acesso, porém não possuir acesso à entidade do objeto ou do cadastro do Campo Adicional, ele não terá acesso ao item para leitura ou edição.
Após o cadastro do Campo Adicional, vamos para a tela do objeto, em nosso caso Assistência > Mudanças. Ao adicionar uma nova Mudança, vemos que ao final do menu direito foi inclusa a pergunta de Tipo de Mudança:
Integrações
O plugin Fields possui integração com outros plugins como Data Injection, para importações em massa via .csv, e com Generic Objects Management, para criação de novos ativos.
Essas integrações permitem, além de uma variedade de dados cadastrais possíveis para os ativos, uma liberdade para quem utiliza o GLPI como uma ferramenta de atendimento para outros setores de serviços, não só Tecnologia da Informação, mas também Departamento de Manutenção Predial por exemplo, onde as informações necessárias muitas vezes diferem das informações que a TI precisa para gerenciar seus ativos.
Outra integração interessante e que merece um destaque é com o Plugin Formcreator, integrando as respostas textuais aos campos do Fields. E as listas e campos booleanos do Fields ao Formcreator.
Esse recurso permite a inclusão de dados adicionais em abas específicas, conforme as respostas dadas no formulário. O que antes era tudo aglutinado no campo de descrição do ticket, agora pode ser aplicado a cada campo singular, passível de filtro e geração de indicadores através de Business Inteligence, sem necessitar de busca via “like” no campo descrição.
Conclusão
O plugin Fields é uma ótima alternativa para quem busca customizar o GLPI sem, necessariamente, ficar preso a uma versão ou dependente de sua customização ser aderente as novas versões. É um plugin mantido pela Teclib’ e por vários desenvolvedores que estão desde o início do projeto GLPI, como o Walid Nouh, Alexander Delaunay e Oliver Moron.
Como implantar o GLPI?
Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.
Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!
A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.
Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!