Muito mais do que apenas uma ferramenta de registro e atendimento à solicitações de tecnologia, o GLPI possui inúmeras outras funções de gerenciamento, uma delas é a gestão de orçamentos. Sabendo que é possível trabalhar com o GLPI em multiníveis, ou seja, com uma ou mais áreas de atendimento, é possível cadastrar os orçamentos que as áreas possuem e debitar o valor de cada serviço ou produto adquirido pela área.
Primeiro Passo
Certifique-se que os perfis que precisam cadastrar e ler os dados de orçamentos estejam adequados.
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/09/Or-amentos-1.png)
Vale atentar que as permissões dadas ao perfil são limitadas, não havendo distinção de acesso apenas aos orçamentos do 'meu grupo', por exemplo. Dessa forma, quando o ambiente está configurado para atuação como central de serviços compartilhados (CSC), todos os orçamentos serão expostos aos perfis que possuem acesso.
Segundo Passo
Para cadastrar o orçamento acesse o menu Gerência > Orçamentos, clique em: adicionar e preencha os campos. Nessa janela será apresentada uma opção de seleção para o Tipo de orçamento. Essa lista tem o intuito de diferenciar o caixa do orçamento, por exemplo, podemos usar essa lista para dividir o valor total do orçamento em frações para Ativos, Treinamento e Qualificação, Serviços (fornecedores de suporte/outsourcing) etc.
O campo Localização pode ser utilizado para quando um departamento possui mais de um local físico, como áreas de suporte descentralizadas, onde uma equipe é dedicada a atuar localmente em uma filial, logo é possível aplicar que esse orçamento é para atender aquela determinada localidade.
Terceiro Passo
Com o orçamento cadastrado, o último passo é cadastrar os custos que serão debitados. Podemos vincular Ativos ao orçamento (computadores, impressoras, telefones, softwares, aplicações, insumos, cartuchos etc), contratos, chamados, mudanças, problemas e projetos.
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/09/Or-amentos-2.png)
Gestão dos Valores e Custos
Além da visibilidade no próprio GLPI, podemos aplicar os dados a um BI e obter gráficos e indicadores que agreguem na tomada de decisão.
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/09/Or-amentos-3.png)
Utilizando o Metabase, você pode incluir os indicadores que apoiam na Gestão dos Custos, permitindo avaliar o custo de cada contrato, custos de equipamentos e projetos, tudo em uma única ferramenta.
Como implantar o seu projeto open source?
Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.
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