Infraestrutura para projeto com ferramentas open source

· 4 minutos de leitura
Infraestrutura para projeto com ferramentas open source

Hoje na Servicedesk Brasil trabalhamos com soluções open source para atender nossos clientes, isso inclui GLPI, FusionInventory / GLPI Inventory e Metabase.

Neste artigo vamos abordar a infraestrutura necessária para um projeto com as soluções.

Download: Infraestrutura para projeto com ferramentas open source
GLPI, FusionInventory & Metabase

Abaixo o link do vídeo sobre o assunto:


Infraestrutura necessária

O que é preciso no projeto, utilizando ferramentas open source, para que saia do planejamento e de fato comece a trabalhar com ele?

Basicamente é preciso um servidor que suporte um serviço de Aplicação Web para rodar as páginas como exemplo do GLPI em PHP, Java para o Metabase e também um serviço de Banco de Dados utilizado no GLPI e Metabase.

Temos diversas possibilidades para  Servidor web e Banco de Dados.

Podemos destacar os serviços para Servidor web e Banco de Dados mais utilizados e mais indicados com suporte para o GLPI e Metabase:

Servidor web

Apache
NGINX
IIS

Banco de Dados

MySQL
MariaDB
Percona Server
RDS Amazon
H2, somente para o Metabase

Mas, quais desses serviços devo escolher? Depende isso pode variar bastante, os mais comuns são MySQL para Banco de Dados e Apache para Servidor web, porém dependendo da necessidade, caso seja necessário ter mais desempenho, teremos como exemplo o NGINX para Servidor web e Percona Server para Banco de Dados, onde ambos têm desempenho superior em comparação aos demais.

O responsável por traduzir as páginas do serviço de aplicação web é o PHP, e dependendo da versão que vai ser utilizada na aplicação como o GLPI 10 a versão do PHP necessária pode ser diferente, porém para a grande maioria podemos iniciar com o PHP 8.

Já existe o PHP 8.1, mas ainda em fase de homologação a exemplo de Plugins para o GLPI.


Boas Práticas

As boas práticas relacionadas a infraestrutura no momento do levantamento do projeto são diversas, depende do cenário e objetivo da solução.

Uma das práticas mais comuns relacionadas a servidor seria: ambiente com serviços separados, ex:

01x - Servidor de aplicação (Web)
01x - Servidor de Banco de Dados
01x - Disco ou Storage para armazenamento de dados sensíveis e um para sistema de backup.

Também seria uma boa prática que sempre recomendamos: o uso de um VirtualHost com um DNS para o Serviço de web (para ter mais segurança e facilidade na publicação da solução, ex: chamados.glpi.ninja).

Não podemos nos prender a uma única boa prática, pode variar bastante de acordo com a disponibilidade do serviço que você precisa, objetivo e uso da aplicação, número de usuários utilizando simultaneamente entre outros. É importante analisar sua necessidade e adequar boas práticas à ela inclusive relacionando ao Custo x Investimento no Projeto.

A prática sempre será relacionada ao custo e investimento da solução.


Custos x Investimentos

Os custos envolvidos na infraestrutura de um projeto open source podem variar, por mais que a ferramenta que vamos trabalhar seja open source, "gratuita" e não necessita de um licenciamento, ainda é necessário investir em recursos de tecnologia, tais como:

• VPS ou Hospedagem e/ou serviço em nuvem (Pública ou Privada)
• Serviço de Backup
• Serviço de Internet
• Certificado SSL
• DNS
• Mão de Obra
• Treinamento
• Tempo de aprendizado (Homem/Hora de Trabalho)

Links importantes:

Quanto custa o GLPI e como você economiza?
Custos ou investimento? Veremos... Mesmo que a ferramenta seja Open Source[https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_de_c%C3%B3digo_aberto] (código aberto),será necessário investir tempo em aprendizado ou curso para implantação,manutenção, serviço de hospedagem e/ou nuvem, certificado digital como S…

Como implantar o seu projeto open source?

Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.

Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!

A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.

Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!

GLPI 10
O lançamento oficial do GLPI 10 aconteceu no dia 20 de abril, pensando nisso, que tal um treinamento para dominar todas as novidades?

Veja também o nosso conteúdo HandsOn, onde abordamos sobre as boas práticas de utilização do GLPI Inventory com inventário eletrônico em Modo Proxy com GLPI Agent no GLPI.

Mostramos como segmentar o inventário direcionando os dados para um servidor principal em Modo Proxy liberando recursos do GLPI utilizando menos recurso para rodar o servidor.

Inventário no GLPI 10 utilizando Modo Proxy