Muito mais do que apenas uma ferramenta de registro e atendimento à solicitações de tecnologia, o GLPI possui inúmeras outras funções de gerenciamento, uma delas é a gestão de orçamentos. Sabendo que é possível trabalhar com o GLPI em multiníveis, ou seja, com uma ou mais áreas de atendimento, é possível cadastrar os orçamentos que as áreas possuem e debitar o valor de cada serviço ou produto adquirido pela área.
Primeiro Passo
Certifique-se que os perfis que precisam cadastrar e ler os dados de orçamentos estejam adequados.
Vale atentar que as permissões dadas ao perfil são limitadas, não havendo distinção de acesso apenas aos orçamentos do 'meu grupo', por exemplo. Dessa forma, quando o ambiente está configurado para atuação como central de serviços compartilhados (CSC), todos os orçamentos serão expostos aos perfis que possuem acesso.
Segundo Passo
Para cadastrar o orçamento acesse o menu Gerência > Orçamentos, clique em: adicionar e preencha os campos. Nessa janela será apresentada uma opção de seleção para o Tipo de orçamento. Essa lista tem o intuito de diferenciar o caixa do orçamento, por exemplo, podemos usar essa lista para dividir o valor total do orçamento em frações para Ativos, Treinamento e Qualificação, Serviços (fornecedores de suporte/outsourcing) etc.
O campo Localização pode ser utilizado para quando um departamento possui mais de um local físico, como áreas de suporte descentralizadas, onde uma equipe é dedicada a atuar localmente em uma filial, logo é possível aplicar que esse orçamento é para atender aquela determinada localidade.
Terceiro Passo
Com o orçamento cadastrado, o último passo é cadastrar os custos que serão debitados. Podemos vincular Ativos ao orçamento (computadores, impressoras, telefones, softwares, aplicações, insumos, cartuchos etc), contratos, chamados, mudanças, problemas e projetos.
Gestão dos Valores e Custos
Além da visibilidade no próprio GLPI, podemos aplicar os dados a um BI e obter gráficos e indicadores que agreguem na tomada de decisão.
Utilizando o Metabase, você pode incluir os indicadores que apoiam na Gestão dos Custos, permitindo avaliar o custo de cada contrato, custos de equipamentos e projetos, tudo em uma única ferramenta.
Como implantar o seu projeto open source?
Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.
Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!
A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.
Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!