Para que servem e como utilizá-las no GLPI?
Dentre os recursos mais utilizados no GLPI estão as entidades e localizações, que servem não só para segregar dados e itens, mas também para correlacionar essas informações com outros objetos dentro da própria ferramenta.
Entidades
É um conceito chave do GLPI, geralmente utilizada em formato de hierarquia ou divisão dentro de uma empresa, permite basicamente que isolemos em uma única instância do GLPI um conjunto de informações de forma organizada.
Quando temos essa hierarquia composta de várias entidades, permite-se que consolidemos os dados, objetos e regras comuns para ela em específico, criando comportamentos únicos entre as unidades organizadas, inclusive utilizando o conceito de recursividade.
O que conseguimos segmentar com entidades:
Podemos ter diversos itens criados diretamente naquela entidade, os itens mais comuns são os Ativos (computadores, impressoras, dispositivos de rede e outros equipamentos) e Help Desk (Chamados, Projetos, Mudanças, Problemas, Documentações, Base de Conhecimento).
Porém, não podemos atribuir somente a essas funções o conceito do que conseguimos obter com essa segmentação, temos também algumas outras informações como: regras de negócio, usuários, documentos, endereço por entidade, permissões de acessos, outros itens de assistência e também, notificações por entidade.
Uso mais comum
Podemos estruturar as entidades de acordo com as nossas necessidades:
- Empresas;
- Filiais;
- Lojas;
- Departamentos;
- Áreas de Atendimento;
- Clientes
- Entre outros modelos de Estrutura Organizacional ou Estrutura Funcional.
Para melhor entendimento, um exemplo muito comum é utilizar a Matriz e suas Filiais no GLPI da seguinte forma: Entidade "Matriz" como a entidade raiz e as Filiais 1, 2, 3 como suas respectivas Entidades filhas, a visualização dessa divisão ficará assim:
Também poderia ser uma estrutura envolvendo plantas/sites com seus respectivos departamentos como no exemplo abaixo:
Assim conseguimos ter divisões de equipamentos, regras, entre muitos outros recursos dentro das suas Filiais e/ou sua Matriz. Quando precisarmos saber, por exemplo: quais computadores e quem são seus respectivos usuários, basta extrairmos relatórios destes equipamentos que já estão segmentados em suas Entidades.
A criação e edição das Entidades pode ser realizada através do menu Administração > Entidades.
Localizações
Como o próprio nome indica, é um item para facilitar a localização de alguma organização de espaço físico, podendo inclusive ser segmentado com o conceito das Entidades, já mostrado anteriormente.
Usos mais comuns
- Departamentos;
- Salas;
- Prédios;
- Endereços.
Como exemplo de configuração, podemos usar a própria Matriz da Servicedesk Brasil, as notificações são criadas e gerenciadas em Configurar > Listas Suspensas > Comum > Localizações.
Com os dados de geolocalização, é possível expor em um dashboard indicadores por região como na imagem abaixo, apresentando as localizações onde existem computadores inventariados:
Como implantar o GLPI?
Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.
Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!
A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.
Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!