O GLPI Agente que é um fork do FusionInventory 2.6 e está cada vez mais trazendo novidades e funcionalidades que antes só tínhamos no GLPI. Agora com essas novas funções é possível segmentar vários desses processos diretamente no Agente, vamos ver o que temos de novo:
GLPI Remote
O GLPI Remote é um inventário remoto de computadores Windows e Unix/Linux pelos respectivos protocolos WinRM e SSH, é através de um desses protocolos inventariados que traz as informações do computador, salva em um arquivo por padrão .xml no servidor requisitante e em seguida envia essas informações do inventário remoto para o GLPI.
Interface ToolBox
A ToolBox é uma interface web que possibilita segmentar as regras de Descoberta de Rede e Inventário SNMP, onde as informações, execução do range de IP e credenciais estão no próprio Agente, fazendo assim a liberação de recursos da gestão do GLPI. Esse processo pode ser automatizado para execução no próprio servidor que estiver instalado o GLPI Agente.
GLPI Injector
Essa não é bem uma novidade (já existia nas versões do FusionInventory), porém não deixa de ser uma baita ferramenta que nos auxilia em enviar arquivos de inventário para servidores compatíveis. Além de, nativamente suportar a extensão .json fora .xml e .html
Plugin Proxy Server
Agora podemos transformar o GLPI Agente em um proxy, onde outros agentes podem apontar para o IP e Porta para ele. Esse proxy vai ficar responsável por enviar as informações dos inventários para o GLPI, fazendo assim o processo ser mais seguro em ambientes que necessitam segmentar o inventário por região, por exemplo. Podemos ir além e configurar DNS e certificado de navegação nesse proxy, aumentando ainda mais a segurança dos dados no inventário.
Plugin SSL Server
Por padrão as interfaces web HTTP não oferecerem a criptografia SSL, com a ativação desse plugin no GLPI Agente é possível proteger todas as requisições, até chegar no servidor do GLPI.
Plugin Inventory Server
Esse plugin permite a solicitação de um inventário de um computador remoto confiável para compartilhar uma chave secreta, isso é útil em casos que o agente não tenha como entrar em contato com o servidor GLPI sozinho.
Plugin Test Server
Esse plugin por si só não tem proposito funcional, mas pode ser usado como modelo para desenvolver seu próprio plugin de HTTP para o GLPI Agente.
Como implantar o GLPI?
Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.
Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!
A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.
Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!