Inventário no GLPI 10 utilizando Modo Proxy

· 3 minutos de leitura
Inventário no GLPI 10 utilizando Modo Proxy
Inventário no GLPI 10 utilizando Modo Proxy

Com a chegada do GLPI 10, chegou também o GLPI Agent.

Agora temos um Plugin no GLPI Agent com um Modo Proxy nativo permitindo direcionar o inventário de computadores para um proxy e esse sendo o responsável por encaminhar o inventário para o GLPI.

Nesse artigo, vamos trabalhar com o GLPI Agent utilizando o plugin proxy server.

Vejo nosso vídeo com o passo a passo de como ativar o Modo Proxy na prática.


Como funciona o Proxy?

Primeiro, vamos entender o conceito do proxy e como isso vai funcionar na construção do processo para inventariar o parque de informática.

Fonte: https://glpi-agent.readthedocs.io/en/latest/plugins/proxy-server-plugin.html

No diagrama acima, temos um excelente exemplo do uso de proxy.

💡
Os computadores estão fora da empresa e não possuem uma VPN, nem conexão direta com o servidor GLPI para enviar o inventário. Utilizando um servidor proxy publicado (proxy.minhaempresa.com.br), consigo apontar os agentes que estão fora da rede corporativa para realizar o inventário no servidor proxy, e o servidor proxy fica responsável por encaminhar o inventário para o GLPI.

O objetivo desse recurso é habilitar o Modo Proxy na interface HTTP / HTTPS incorporada ao GLPI Agent. Ele pode substituir uma configuração de passagem de proxy em um servidor http / https ou uma configuração de proxy mais complexa. Ele oferece algumas outras vantagens e recursos que podem ser usados na configuração avançada.

O conceito é basicamente esse, enviar os dados que nesse caso seria o inventário de computador para um intermediador e esse intermediador fica responsável de encaminhar o inventário.

🛑
Vale lembrar que quando trabalharmos com o proxy, o GLPI não tem acesso aos agentes diretamente, ficando totalmente dependente de receber dados passivo do proxy, além das tarefas como SNMP, Deploy de Software, Collect, entre outras, podem não funcionar ou não funcionar corretamente.

Utilizando o Modo Proxy na Prática

Uma vez que entendemos porquê e como utilizar o Modo Proxy, podemos partir para as configurações.

Procure o local de instalação do GLPI Agent.

Em nosso exemplo vamos utilizar um Linux RHEL / AlmaLinux / RockyLinux, então o caminho do diretório seria o /etc/glpi-agent e o editor de texto no console vi.

vi /etc/glpi-agent/proxy-server-plugin.cfg

Precisamos alterar:

disabled = no
url_path = /proxy
port = 62354
prolog_freq = 6
only_local_store = no
local_store = /tmp/

Após alterar o arquivo de configuração, reiniciar o serviço do GLPI Agent.

systemctl restart glpi-agent
systemctl status glpi-agent

Seu proxy está pronto, basta apontar os agentes para a url configurada, como por exemplo:

http://192.168.15.2:62354/proxy/glpi ou http://proxy.minhaempresa.com.br:62354/proxy/glpi

Lembrando que como boa prática você deve utilizar um DNS e SSL para o serviço do proxy e também alterar a porta 62354 dentro do arquivo de configuração ou configurar um Virtual Host.

O servidor do GLPI que o proxy irá encaminhar dados do inventário recebido será o mesmo que configurado no arquivo agent.cfg em /etc/glpi-agent/agent.cfg.

Download

Caso você tenha interesse em fazer download do conteúdo, inscreva-se e clique no menu Downloads.

Enjoy!😁

Download: Inventário no GLPI 10 utilizando Modo Proxy
GLPI, FusionInventory & Metabase

GLPI 10
O lançamento oficial do GLPI 10 aconteceu no dia 20 de abril, pensando nisso, que tal um treinamento para dominar todas as novidades?

Como implantar o GLPI?

Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.

Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!

A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.

Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!