Travessia 2024 ✓

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Travessia 2024 ✓
Travessia 2024, BPM, GLPI e Metabase

No mês de fevereiro demos início ou melhor, continuidade a uma jornada incrível de conhecimento, a Travessia 2024 que navegou por 7 módulos com aulas ao vivo até o mês de junho e agora segue para o módulo de aulas extras.

Essa jornada que em 2020 deu os seus primeiros passos, hoje é um produto Servicedesk Brasil. 🚀

☠️ TRAVESSIA na Servicedesk Brasil é um projeto de treinamento voltado à comunidade, para engajar pessoas a gerenciar serviços em uma jornada de conhecimento e aprendizado, superando obstáculos ou desafios na implantação de uma Central de Serviços para ITSM e ESM/CSC com GLPI e Metabase.

A primeira parada foi no Módulo 01 | Planejamento do projeto de implantação de solução de gestão de processos e serviços com ITSM e ESM.

Este módulo comandado por Danilo Santos e Jorge Camargo trouxe uma base sólida e se aprofundou em temas como:

  • Introdução ao ITSM (Information Technology Service Management)
  • Objetivos e benefícios da implantação de uma solução de ITSM
  • Qual a diferença entre ITSM vs ESM vs CSC?
  • Introdução ao ESM (Enterprise Service Management)
  • Etapas do planejamento do projeto de implantação
  • Definição de escopo e metas do projeto
  • Identificação de stakeholders e suas necessidades
  • Estratégias de comunicação e gestão de mudanças
  • Elaboração de um plano de projeto

Após entender a importância de um planejamento de projeto para implantação e todas as suas variáveis, chegou a vez de aprender como mapear todos os processos e fluxos do negócio.

A frente do Módulo 02 | Mapeamento de Processos e Fluxos de Negócios BPM, Victtoria Santos falou sobre:

  • Introdução ao BPM (Business Process Management)
  • Relação entre BPM e ITSM/ESM
  • Identificação e mapeamento de processos de negócios no ITSM e ESM/CSC
  • Modelagem de processos para gestão de atendimento (fluxo de padrão para atendimento da central de serviços)
  • Análise e otimização de processos de incidente e requisição
  • Documentação e procedimentos x fluxos de trabalho (POP e IT)
  • Mapeamento e desenho com Bizagi (hands-on) para gestão de incidente e requisição

Já no Módulo 03 | Criando ambiente e infraestrutura para instalação e configuração do GLPI, com boas práticas e segurança, Danilo Santos, Fernando Silva e Jocelaine Pereira apresentaram na prática como criar um ambiente e toda a infraestrutura necessária para a instalação e configuração do GLPI no Linux com Docker, claro, sempre visando pelas boas práticas, alguns macetes e muita segurança.

Os tópicos foram:

  • Qual o melhor SO para o meu projeto?
  • Introdução ao ambiente Linux e Docker
  • GLPI funciona no Windows ou XAMPP?
  • Diferenças: Linux vs Windows?
  • Quais as vantagens de utilizar o Linux? RedHat ou Debian? CentOS ou Ubuntu?
  • AlmaLinux ou Rocky Linux?
  • Diferenças: Ubuntu vs AlmaLinux?
  • Quais as vantagens de utilizar o Docker?
  • Quais as vantagens de utilizar em nuvem?
  • Quais as opções de nuvem?
  • On Premise
  • Amazon Web Services
  • Google Cloud
  • Microsoft Azure
  • Oracle Cloud
  • Contabo
  • Instalação e configuração do Linux
  • Boas práticas de segurança em servidores Linux
  • Gerenciamento de permissões e controles de acesso
  • Firewall e segurança de rede, portas 80, 443 e 3306!
  • Instalação e configuração do Docker
  • Instalação e configuração do Docker no Windows com WSL e Docker Desktop
  • Instalação e configuração do Portainer
  • Introdução ao ambiente do banco de dados
  • Quais as vantagens de utilizar o Percona Server? MySQL ou Maria DB?
  • Diferenças: MySQL vs Percona Server?
  • Introdução ao ambiente do Servidor Web
  • Quais as vantagens de utilizar o Apache? Apache ou Nginx?
  • Diferenças: Apache vs Nginx?
  • Publicando seu endereço via DNS para site público na internet, seu GLPI online
  • Introdução ao HTTPS e SSL
  • Diferenças: Let's Encrypt vs Wildcard?
  • Configurando a segurança do endereço com HTTPS e SSL gratuito - Let's Encrypt
  • Configurando um Proxy Reverso para Segurança via Nginx Proxy Manager
  • Monitoramento dos logs, Apache, MySQL e GLPI
  • Plano de backup da aplicação do GLPI e banco de dados do MySQL

Na quarta parada Leandro Andreo deu 'a aula' de ITSM na prática no Módulo 04 | Boas práticas do ITSM (Incidente, Requisição, Problema, Mudança, Servicedesk, Gestão de Ativos, Configuração e Base de Conhecimento).

As pautas seguiram com:

  • Introdução ao ITSM
  • Princípios, serviços e práticas do ITSM
  • Ciclo de vida do serviço e modelo de valor
  • Desmistificar e tratar o ITSM em sua forma prática
  • Entender como as práticas se encaixam com o GLPI
  • Entender problemas do dia a dia e usar o ITSM para ajudar a superá-los
  • Implementação das práticas em um ambiente do ITSM e ESM
  • Uma abordagem teórica e prática
  • Incidentes
  • Requisições
  • Problemas
  • Mudanças
  • Níveis de Serviço
  • Service desk
  • Catálogo de serviços
  • Portfólio de serviços
  • Continuidade
  • Capacidade
  • Conhecimento
  • Ativos e CMDB

Sair ao final gerando valor para o negócio IMEDIATAMENTE

Chegando no tão esperado e prático Módulo 05 | Configuração e parametrização do GLPI, Jorge Camargo fez uma imersão total no mundo do GLPI, com 12 aulas intensas de muito conteúdo e o lançamento do Guia Prático do GLPI.

Além disso, disponibilizamos o Guia Prático do GLPI para todos os alunos, com o objetivo de trazer ainda mais qualidade e efetividade no aprendizado.

📘 São mais de 100 páginas do 'puro suco' de GLPI literalmente na prática, 18 meses de desenvolvimento do nosso #Mestre Jorge Camargo com #14anos de experiência.

As aulas tiveram:

  • Apresentação Menu a Menu com explicação sobre suas funcionalidades
  • Menu Configurar
  • Menu Administração
  • Menu Assistência
  • Menu Gerência
  • Menu Ferramentas
  • Menu Ativos
  • Administração do GLPI
  • Configuração de conectores AD/LDAP, servidores de e-mail
  • Configuração de atributos do AD/LDAP para autenticação dos usuários
  • Configuração de conta de e-mail para envio de notificações e alertas
  • Configuração de eventos e modelos de notificações
  • Configuração de contas de e-mail para coleta de chamados
  • Definição dos serviços automáticos
  • Personalização e configurações padrões
  • Configuração inicial do GLPI de acordo com requisitos do projeto
  • Modelagem do GLPI conforme escopo de um projeto eleito
  • Modelagem da estrutura de atendimento e configuração
  • Configuração de calendários e feriados
  • Configuração de regras de autenticação via AD
  • Configuração de perfis e papéis
  • Configuração de grupos de atendimento, requerentes e observadores
  • Importação do catálogo de serviços
  • Definição e configuração dos acordos de níveis de serviços e operacionais
  • Configuração de automação de escalonamentos
  • Modelagem de formulários para requerentes e técnicos
  • Automação de fluxos de atendimento
  • Automação de fluxos de aprovação
  • Definição dos modelos de comunicação (acompanhamentos, tarefas e soluções)
  • Automação de fluxo para chamados pendentes
  • Automação de instrução de trabalho com tarefas baseadas nos serviços e grupo de atendimento
  • Base de conhecimento, administração e controle
  • Aplicação de FAQs aos formulários de abertura
  • Configuração e modelagem de Coleta de Chamados por E-mail
  • Configuração de fornecedores, contratos, contatos e orçamentos
  • Automação de SLA de parceiros (contratos de apoio)
  • Modelagem de fluxos para gestão de problema
  • Modelagem de fluxos para gestão de mudanças
  • Configuração do plugin Releases
  • Configuração de projetos e modelos de tarefas para projetos
  • Comunicação interna com Lembretes e FeedRSS
  • Plugins
  • Alertas e notificações com Plugin News
  • Criação de campos adicionais com o Fields
  • Criação de ativos com o Generic Objects
  • Configurações de comportamento do sistema com o Behaviors
  • Configuração de escalonamento de chamados com Escalade
  • Configuração do aplicativo para Android GAPP
  • Importação de ativos com Data Injection
  • Teste de aplicação
  • Validação dos fluxos de abertura e atendimento

Inventário e Ativos vieram com tudo no Módulo 06 | Configuração e parametrização do GLPI Inventory, Gestão de Ativos e CMDB sob direção do Erique Souza.

Pontos tratados:

  • Histórico do GLPI
  • O que é a gestão de ativos
  • GLPI Inventory, FusionInventory, OCS Inventory
  • Configuração geral do inventário
  • Configurações de entidades e localizações
  • Fator crítico de sucesso de projeto
  • Gestão de modelos
  • Porque usar o mapeamento do rack
  • Ciclo de vida de ativos
  • Gestão de perfis
  • Análise de impacto
  • Regras de importação a entidades
  • CMDB na prática
  • Marketplace e plugins
  • Agente independente do servidor - Toolbox
  • GLPI Agente
  • Linux
  • GLPI proxy
  • Planejamento do proxy
  • Remote Inventory e Inventário de Banco de dados
  • Inventário parcial ou por categoria
  • JSON
  • Instalação GLPI Agente para WinRM (Windows)
  • Interface autônoma (Toolbox)
  • Instalação GLPI Agente para SSH (Linux/Unix)
  • Modo proxy de inventário de redes remotas
  • Modo de proxy com virtual Host e SSL Server no GLPI Agent
  • Inventário remoto (sem agente) para WinRM (Windows) e SSH (Linux/Unix)
  • Inventário de banco de dados e parcial/tipo de tarefa e/ou categoria
  • Novo protocolo no formato JSON
  • Novo plugin GLPI Inventory
  • URL de conexão
  • Instalação do plugin GLPI Inventory via Marketplace
  • Configurações gerais do GLPI Inventory
  • Faixas de IP
  • Autenticação SNMP
  • Descoberta de rede
  • Inventário de Redes via SNMP - Impressora, Switch e Roteador
  • Implantação e Instalação de Software via GLPI Inventory
  • Auditoria e coleta de dados
  • Plugin GLPI Inventory
  • Faixas de IP
  • Autenticação SNMP
  • Descoberta de rede
  • Inventário de redes via SNMP e MIB browser
  • Implantação/Instalação de software remoto
  • Grupo de Distribuição
  • Coleta/Auditoria de dados

E chegamos ao 'grand finale' com Mateus Rosa mostrando todas as suas habilidades no Módulo 07 | Inteligência de dados, BI com Metabase e GLPI.

Além de todo ensinamento, ainda tivemos uma apresentação de um cliente Case de Sucesso muito especial e satisfeito com suas métricas e dashboards que geraram resultados incríveis para a sua empresa! 🤩

Fechamos as aulas ao vivo oficiais com:

  • Instalação e Infraestrutura para o Metabase
  • Configurações, portas.
  • H2 para MySQL
  • Conexão com o banco de dados
  • Overview das principais tabelas do GLPI
  • Introdução SQL (SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE)
  • Análises com consultas em SQL (totalizadores)
  • Coleta e organização de dados relevantes
  • Criação da view para o Metabase
  • O que é Business Intelligence (BI)
  • Overview Metabase
  • Criação de painéis de controle e relatórios com ferramentas de BI

Certificado Travessia 2024

Certificado Travessia 2024

UFA! 😅
Foram meses incansáveis de muito empenho, dedicação, aprendizado, troca de experiências e vivências. Agora em julho daremos seguimento com as aulas extras que estarão repletas de novas possibilidades. 💡

Se você chegou até e é nosso aluno Travessia, não temos palavras para agradecer todo o prestígio, apoio, engajamento e interação em toda programação, aulas, materiais e conteúdos que preparamos com muito carinho! 💙

Agora, se ainda não é nosso aluno Travessia e quer ser, temos algumas dicas importantes:

  • Invista na gravação e conteúdos da Travessia 2024:
  • Preencha nosso formulário de interesse para a Travessia 2025:
  • Faça parte do nosso grupo Travessia no Telegram:
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Travessia 2024 (BPM, GLPI e Metabase)
“Travessia” é uma palavra que pode ter diferentes significados, dependendo do contexto em que é utilizada. Aqui estão alguns dos significados possíveis: 🚀 Ação de atravessar: pode se referir ao ato de atravessar um local, como uma rua, um rio, uma ponte, o mar. 🗼🇫🇷 🏴‍☠️ ✒ 🏴‍☠️ Jornada ou via…

Como implantar o GLPI?

Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.

Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!

A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.

Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!