Como integrar o Zabbix com o GLPI

· 4 minutos de leitura
Como integrar o Zabbix com o GLPI
📣
Testado no Zabbix 6.0 LTS e GLPI 10.0.2

O Zabbix é um software de monitoramento e gestão de eventos utilizado mundialmente e, é de longe, uma das ferramentas mais conhecidas, e também mais temidas, na comunidade de infraestrutura.

O GLPI, um dos maiores produtos de gestão de serviços e parques de ativos já inventados.

Fazer a ligação entre esses dois é uma constante pergunta em todos os fóruns, comunidades, grupos de discussão e reuniões comerciais.

Fato é que ao juntar dois softwares livres, não existe uma linha limitadora muito clara. Tudo depende do tempo e conhecimento disponíveis para se expor ao estudo dessas integrações. Inclusive, é algo que fazemos com muita frequência aqui na Servicedesk Brasil. Integrar as mais distintas soluções ao GLPI.

Neste caso, quem disponibilizou a integração foi a Zabbix em seu repositório oficial de integrações.

😀
O vídeo tem o passo a passo e o porquê utilizar o Webhook e gestão de problemas.

Você vai precisar, antes de tudo, de algumas configurações no GLPI para, só então partir para o Zabbix.

No GLPI:

Ativar a API do GLPI e dar permissão ao seu Zabbix para acessar essa API — veja o vídeo abaixo

Criar um perfil para o usuário do Zabbix

Criar um usuário para o Zabbix

Capturar informações do GLPI

  • API Token do Usuário — Não pegar Token Pessoal
  • URL do GLPI — SEM o trecho de APIREST.php
📣
[OPCIONAL] Se você usa o Behaviors, precisa desativar todos os bloqueios de solução de chamados sem técnico, sem tipo de solução e afins, para que o Webhook solucione o problema.

No Zabbix

Fazer o download do Webhook e importar no campo Media Types do seu Zabbix

Inserir os dados do GLPI capturados anteriormente às configurações do Webhook

Zabbix URL para que o link do problema no GLPI já leve diretamente para o Problema no Zabbix:

https://seuzabbix/tr_events.php?triggerid={TRIGGER.ID}&eventid={EVENT.ID}

Certifique-se de que as Trigger actions do seu Zabbix estejam usando o Media Type criado e que o usuário que usa esse Media Type, tem acesso aos servidores que devem notificar.

Para esse exemplo, inseri o Media Type ao próprio Admin do Zabbix e habilitei as triggers a todos os administradores, em todas as mídias configuradas.

Adapte para o seu ambiente e suas permissões.

😀
No vídeo abaixo eu explano mais algumas coisinhas sobre os demais campos.

Como implantar o GLPI?

Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.

Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!

A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.

Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!

GLPI 10
O lançamento oficial do GLPI 10 aconteceu no dia 20 de abril, pensando nisso, que tal um treinamento para dominar todas as novidades?