O Zabbix é um software de monitoramento e gestão de eventos utilizado mundialmente e, é de longe, uma das ferramentas mais conhecidas, e também mais temidas, na comunidade de infraestrutura.
O GLPI, um dos maiores produtos de gestão de serviços e parques de ativos já inventados.
Fazer a ligação entre esses dois é uma constante pergunta em todos os fóruns, comunidades, grupos de discussão e reuniões comerciais.
Fato é que ao juntar dois softwares livres, não existe uma linha limitadora muito clara. Tudo depende do tempo e conhecimento disponíveis para se expor ao estudo dessas integrações. Inclusive, é algo que fazemos com muita frequência aqui na Servicedesk Brasil. Integrar as mais distintas soluções ao GLPI.
Neste caso, quem disponibilizou a integração foi a Zabbix em seu repositório oficial de integrações.
Você vai precisar, antes de tudo, de algumas configurações no GLPI para, só então partir para o Zabbix.
No GLPI:
Ativar a API do GLPI e dar permissão ao seu Zabbix para acessar essa API — veja o vídeo abaixo
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/2022-06-14-21_02_12-Configurar---GLPI-and-5-more-pages---Personal---Microsoft--Edge.png)
Criar um perfil para o usuário do Zabbix
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/2022-06-14-21_01_32-Perfil---Zabbix---GLPI-and-5-more-pages---Personal---Microsoft--Edge-2.png)
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/2022-06-14-20_59_55-Perfil---Novo-item---GLPI-and-5-more-pages---Personal---Microsoft--Edge.png)
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/2022-06-14-21_00_52-Perfil---Zabbix---GLPI-and-5-more-pages---Personal---Microsoft--Edge.png)
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/2022-06-14-21_01_09-Perfil---Zabbix---GLPI-and-5-more-pages---Personal---Microsoft--Edge.png)
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/2022-06-14-21_01_41-Perfil---Zabbix---GLPI-and-5-more-pages---Personal---Microsoft--Edge.png)
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/2022-06-14-21_01_20-Perfil---Zabbix---GLPI-and-5-more-pages---Personal---Microsoft--Edge.png)
Criar um usuário para o Zabbix
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/2022-06-14-21_08_48-Usu-rio---Novo-item---GLPI-and-6-more-pages---Personal---Microsoft--Edge.png)
Capturar informações do GLPI
- API Token do Usuário — Não pegar Token Pessoal
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/2022-06-14-21_09_32-Usu-rio---zabbix---GLPI-and-6-more-pages---Personal---Microsoft--Edge.png)
- URL do GLPI — SEM o trecho de APIREST.php
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/2022-06-14-11_09_22-Configurar---GLPI-and-5-more-pages---Personal---Microsoft--Edge.png)
No Zabbix
Fazer o download do Webhook e importar no campo Media Types do seu Zabbix
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/image-27.png)
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/image-28.png)
Inserir os dados do GLPI capturados anteriormente às configurações do Webhook
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/image-29.png)
Zabbix URL para que o link do problema no GLPI já leve diretamente para o Problema no Zabbix:
https://seuzabbix/tr_events.php?triggerid={TRIGGER.ID}&eventid={EVENT.ID}
Certifique-se de que as Trigger actions do seu Zabbix estejam usando o Media Type criado e que o usuário que usa esse Media Type, tem acesso aos servidores que devem notificar.
Para esse exemplo, inseri o Media Type ao próprio Admin do Zabbix e habilitei as triggers a todos os administradores, em todas as mídias configuradas.
Adapte para o seu ambiente e suas permissões.
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/image-30.png)
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/image-31.png)
![](https://blog.servicedeskbrasil.com.br/content/images/2022/06/image-32.png)
Como implantar o GLPI?
Na Servicedesk Brasil cuidamos de tudo, desde a consultoria, alinhamento estratégico, implementação, automação de processos, fluxos, identidade visual personalizada, suporte, treinamento e desenvolvimento ou integração.
Nosso lema é ajudar o seu negócio crescer, aqui tem um Time esperando o seu Projeto de GLPI, permita que possamos potencializar e digitalizar os processos da sua organização!
A gente come, bebe e dorme GLPI. Somos APAIXONADOS pelo que fazemos.
Fale com um especialista: falecom@servicedeskbrasil.com.br
Nós queremos te ouvir!!!
![](https://static-public.klickpages.com.br/uploads/media/file/4854117/glpi_10_-_treinamento.png)